quinta-feira, 27 de setembro de 2012

ZOMBIES DE VERDADE

São Domingos é uma das maiores ilhas das Antilhas que foi descoberta em 5 de Dezembro de 1492 por Cristóvão Colombo. Em1697 aparte norte da Ilha foi cedida à França dando origem ao Haiti, pais que faz fronteiro com a República Dominicana.
O Haiti foi palco ara o surgimento de uma religião conhecida como Vudu,também conhecido como Vodun ou Voodoo, religião bastante parecido com nossa umbanda e que aglutinava diversos conceitos religiosos da áfrica e mesmo do cristianismo. Um das sua crenças fundamentais reside na idéia de que o ser humano possui duas almas: a Gros bon ange, ou “grande anjo bom”, que sai do corpo ao dormir e causa morte se não voltar. A outra é chamada de Petit bon ange, ou “pequeno anjo bom” que protege e guia o adepto. Quando uma pessoa morre a Gros bom ange segue para o céu mas a outra fica próxima ao cadáver ou vagando pelo mundo. Pode acontecer de um sacerdote vodu, chamado Bokor, escravizar esta alma para seguir seus designos, quando isso acontecer a alma será chamada de zumbi. O que poucas pessoas sabem é zumbis não são apenas lendas, mas fato real e cientificamente comprovado. Para tal abordaremos um dos casos mais estudados pelos cientistas e que teria ocorrido em 12 de setembro de 1989 quando Wilfred Doricent, de 17 anos, retornou a sua família no sul do Haiti após ter estado morto por 18 meses O detalhe é que a família havia assistido ao enterro e possuía inclusive um certificado de óbito. O menino teria sido transformado em zumbi por um Bokuor inimigo do seu pai que lhe teria dado um Coup Poudre ,a fórmula zumbi. Ao retornar para casa Wilfred não era mais o mesmo, taciturno e sombrio o jovem era incapaz de apresentar a mesma inteligência e empenho de antes; ao conversar com um amigo confidenciou lembrar do enterro, da tampa do caixão fechando e dos parentes chorando; mas simplesmente não podia se mover.
Após anos de pesquisas dificultadas pela poderosa influência dos Bokor na região, os cientistas finalmente chegaram a conclusão que a formula Coup Poudre, ou fórmula zumbi, seria um composto com diversas substâncias químicas, entre elas a Tetradotoxina, que seria responsável por reduzir à temperatura e os batimentos cardíacos a vítima em um estado de letargia que poderia ser confundido com a morte. Após 24 horas de enterrado a vítima seria “reanimada” pelo bokor, embora o período em que seu cérebro não foi oxigenado tenha gerado perdas tremendas da capacidade intelectual, gerando o aspecto cadavérico do pretenso zumbi. No Haiti, a zumbificação é relativamente comum, sobretudo no governo de Pap Doc onde foram produzidos diversos zumbis que serviam ao exército, lavoura e mesmo escravos sexuais. O primeiro filme de zumbis que temos notícia foi White Zumbi de 1932 do diretor Victor Halperin que contava a história de jovem recém-casado, em viagem pelo Haiti, que tem sua noiva seqüestrada e transformada em um zumbi pelo maligno feiticeiro Legendre. Entretanto foi apenas com o brilhante filme A Noite dos Mortos-Vivos [Night of the Living Dead, 1968] que as principais regras dos filmes modernos de zumbi foram estabelecidos: o estilo gore, canibalismo, pandemia, escatologia, críticas sociais, entre outro conceitos fundamentais.
Após o filme de Romero o tema zumbi entrou definitivamente no imaginário social, com várias pessoas que realmente acreditam em uma hecatombe zumbi tanto quando se acredita em aparições de alienígenas e fantasmas. Curioso notar que ao contrário dos aliens e espíritos cuja crença é reafirmada por inúmeros vídeos de óvnis, seções espíritas e fotos de cunho duvidoso; os zumbis contam apenas com o cinema para terem sua lenda propagada; o que parece ter surtido algum efeito pois os zumbis rapidamente deixaram de ser um mito regional para ascender ao nível lenda mundial.universosimulado

Nenhum comentário:

Postar um comentário