quinta-feira, 25 de agosto de 2011


Islamismo, judaísmo e zoroastrismo

No Islã, o demônio "Iblis" (Satã no cristianismo) não era um anjo, mas algo diferente, um "Jinn" (humanos teriam sido criados da terra, anjos da luz e jinn do fogo). Os "Jinn" não seriam necessariamente maus, poderiam ser bons ou pecadores, assim como os humanos. Portanto, os jinn e humanos seriam as únicas criações de Deus com livre arbítrio, enquanto anjos só poderiam seguir a vontade de Deus.A existência de uma personalidade sobrenatural malévola, que age para contrariar a vontade de um Deus "bom" é uma das crenças centrais do cristianismo.
Segundo a Igreja Católica, Deus criou anjos e entre eles havia um chamado Lúcifer, que era dito ser o mais belo. O nome Lúcifer significa "estrela da manhã". Este anjo quis ser como Deus. Esse foi o primeiro pecado existente , com isso ele foi exilado dos céus.
Muitos estudiosos acreditam que o Judaismo recebeu originalmente os conceitos de escatologia, angelologia e demonologia doZoroastrismo, idéia essa que soa de forma absurda e anacronica, tendo em vista que os primórdios da raiz doutrinária angelologica, demonologica e escatológica do judaísmo tem suas respectivas gênesis na torah (1500 a.C.) e nos Neviim (a partir do ano 730 a.C. aproximadamente), o que inviabiliza tal teoria tendo em vista que o zoroastrismo surgiu somente no século IV, pouco depois do retorno judaico do cativeiro babilônico (quando todas as profecias escatologicas foram canonizadas). Sendo o mais provável que esses conceitos foram recebidos como parte da tradição oral vinda por meio de AdãoNoé e os três patriarcas AbraãoIsaac e Jacó. Veja . Na tradição do Zoroastrismo, Aura-Mazda, força do bem , eventualmente seria vitorioso em uma batalha com a força do mal conhecida como Arimã, esse conflito "bem x mal" proposto pelo zoroastrismo não possui base historico-argumentatória para compediar uma afirmação de uma suposta influencia sobre qualquer religião, tendo em vista que o referido conflito é pre-existente na religião fundamentalista judaica.
No Corão, quando Deus ordenou àqueles que presenciaram a criação de Adão, que se ajoelhassem perante ele, "Iblis" se recusou a fazê-lo, e então foi condenado por recusar a obedecer a vontade de Deus. O Novo Testamento afirma explicitamente a existência de espíritos adversários menores. No CristianismoSatã é o líder de uma força do mal se opondo ao todo bondoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário